A ferramenta PNAE Monitora foi desenvolvida para auxiliar técnicos e gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no acompanhamento da política da alimentação escolar realizada em estados e municípios, tornando o processo de monitoramento mais simples e eficiente.
Para acessar o aplicativo, os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecanes) podem acessar as lojas virtuais e fazer o download gratuito. Como auxílio para o monitoramento, os profissionais ainda contam com plataformas digitais móveis, como tablets ou celulares, para que o serviço seja feito com segurança.
Com a ferramenta, os responsáveis pelo monitoramento têm um roteiro a seguir e podem organizar melhor suas agendas, economizando tempo e trabalho, e com ganho de produtividade. Ao término de cada visita, um relatório é gerado e processado, facilitando a identificação e o combate às falhas na execução do programa.
Monitoramento in loco – Mesmo neste período de pandemia, o monitoramento do PNAE segue em andamento. No exercício de 2021, 337 assessorias foram realizadas pelos Cecanes, sendo 60% presenciais e 40% no formato remoto. Por sua vez, 48 monitoramentos foram feitos pelo FNDE, de forma remota. A abrangência é por amostragem nas Entidades Executoras – EExs (estados, Distrito Federal e municípios), de acordo com critérios de seleção indicativos de gestão positiva e negativa do programa. O escopo é o levantamento de dados, a análise e sistematização de informações e verificação do andamento da execução, com vistas a corrigir possíveis distorções, aprimorar a gestão e subsidiar a sua avaliação.
Fonte: FNDE