Ministério da Saúde, atendendo à sinalização e pedido do Ministério da Educação (MEC), antecipará a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da educação. Os impactos sociais ocasionados pela pandemia e a necessidade de volta às aulas presenciais foram as maiores motivações para a priorização desses profissionais na lista de vacinação.
Foi divulgado pelo Ministério da Saúde que a orientação dada aos estados e municípios é seguir a ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, ensino superior, priorizando os profissionais envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens.
A vacinação dos profissionais da educação não afetará outros grupos prioritários e a população em geral que está sendo vacinada por faixas etárias descrentes. Serão enviados percentuais do total de doses para o seguimento do ordenamento dos grupos predefinidos e, em paralelo, serão enviados quantitativos para o início da vacinação dos profissionais da educação.
Confira a Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde.
Fonte: MEC